O regresso da FaceApp – cuidado!

Sem comentários Aplicações para Smartphone

A aplicação FaceApp não é nenhuma novidade no mercado, mas esteve caída no esquecimento durante algum tempo. A primeira vez que a vimos surgir foi há cerca de um ano e já nessa altura foram várias as críticas feitas contra esta aplicação. 

Aquilo que parece um momento de risada para compartilhar com os amigos pode na realidade ter implicações muito mais sérias e colocar em risco a nossa segurança.

faceapp

Em 2019 esta aplicação foi fortemente criticada por possuir termos de utilização bastante vagos que podiam comprometer a segurança do utilizador. A app recolhe dados sobre o dispositivo que estamos a utilizar, o nosso IP e os sites que frequentamos sem explicar como vai utilizar estes mesmos dados.

No entanto, o ponto mais assustador que a maioria dos utilizadores desconhece ao carregar em aceitar termos de utilização é o facto de ao cedermos a nossa imagem à aplicação estamos também a ceder todos os direitos sobre ela, podendo esta vir a ser manipulada e utilizada para os fins que a própria aplicação desejar. 

Ceder dados e informações

É evidente que já cedemos grande parte dos nossos dados a muitas outras aplicações com pouca consciência do que estamos a fazer e do que estamos a ceder, a única diferença em relação à FaceApp é estarmos a ceder a nossa imagem pessoal, o nosso rosto, que já actua como password em muitas circunstâncias. 

Ainda é cedo para compreendermos o impacto que esta cedência gratuita de informação pode vir a ter nas nossas vidas por isso é importante que o façamos com alguma consciência dos riscos que podem advir deste facilitismo. 

Adicionar novo comentário