Pen USB – como escolher a ideal para si

Sem comentários Acessórios

As pens USB são um acessório extremamente útil. São práticas, fáceis de transportar e permitem ao utilizador armazenar e transportar fisicamente determinados ficheiros, entre muitos outros usos. 

Qual é que deve comprar? Depende da finalidade deste dispositivo. Vamos analisar alguns fatores a ter em conta no momento da compra deste pequeno pedaço de tecnologia.

Capacidade de armazenamento

As pens USB têm uma capacidade de armazenamento que oscila entre menos de 1GB e mais de 1 TB. Não há uma capacidade de armazenamento certa, tudo depende da quantidade de informação que o utilizador pretende guardar. Se o intuito for armazenar ficheiros de Word ou Excel de um computador, uma pena USB de 1 GB pode conter capacidade de armazenamento suficiente. No entanto, se pretender fazer uma cópia de segurança de todos os seus ficheiros talvez seja mais adequado comprar uma pen USB de pelo menos 500 GB. 

Caso pretenda fazer uma cópia de segurança dos ficheiros presentes no seu telemóvel, tal como vídeos ou fotografias, aconselhamos que em primeiro lugar verifique o espaço que estes ocupam no seu telemóvel. Tanto pode ser apenas 1 GB como vários. Independentemente do valor, deve sempre considerar comprar uma Pen USB que tenha no mínimo a mesma memória que a ocupada pelos seus documentos.

Pode usar este mesmo método para qualquer tipo de ficheiros. Relembramos que um aumento na capacidade armazenamento está diretamente relacionado com um aumento no preço. 

Velocidade de transferência de ficheiros

Algo mais a considerar no momento da aquisição de uma pen USB é a sua velocidade de transferência de ficheiros. Existem dois tipos de Pens USB: USB 2.0, um modelo mais antigo, e USB 3.0, o mais recente. A velocidade de transferência do modelo USB 2.0 é de 480 Mbps, quanto ao modelo 3.0 a velocidade é de 4,800 Mbps. Ou seja, o USB 3.0 é 10 vezes mais rápido em transferência de dados que o USB 2.0. 

Normalmente, um ficheiro de 16 GB, como um vídeo, será transferido em menos de um minuto se estiver a utilizar USB 3.0, caso utilize a versão 2.0 poderá demorar até 9 minutos para concluir a transferência. 

A escolha do tipo de USB deve ser feita baseando-se no dispositivo a partir do qual se vai fazer a transferência de informação. Alguns aparelhos não suportam USB 3.0, não se tornando, portanto, vantajoso adquirir Pens deste tipo. Pode verificar qual o tipo de porta USB suportada pelo seu dispositivo nas suas definições. 

Segurança

Com a conveniência das Pens USB, surgem também alguns riscos de segurança:

A sua pequena dimensão faz com que se tornem fáceis de perder.

A alteração da sua dimensão para a tornar mais visível vai torna-la menos portátil, prejudicando assim a sua finalidade. No entanto, existem formas de a tornar mais segura por dentro. É possível recorrer a software ou hardware de encriptção que podem prevenir a transferência de malware ou acessos não-autorizados. Há também a possibilidade de adquirir uma pen com teclado incluído para lhe poder associar um código de segurança. Estas medidas só serão necessárias se pretender movimentar informações sensíveis nas suas Pens e resultam num aumento de custo das mesmas.  

Deixamos aqui algumas sugestões:

Pen USB 3.0:

https://www.okapas.com/pen-drives/8903-pen-drive-usb-x64-gb-30-platinet-5907595415897.html

Pen USB 2.0:

https://www.okapas.com/pen-drives/15640-pen-drive-usb-x64-gb-20-cool-metal-key-rose-gold-8434847047164.html

Adicionar novo comentário